|

Guardião Eletrônico deve chegar ao interior ainda em 2012

O sistema já está presente em Teresina e tem auxiliado a PM no combate a diversos crimes na capital.

 O Centro de Monitoramento e Controle Operacional da Polícia Militar, batizado pelo Governo do Estado como Guardião Eletrônico, deve chegar, ainda em 2012, ao interior do Piauí. O sistema já está presente em Teresina e tem auxiliado a PM no combate a diversos crimes na capital.

De acordo com o coordenador do Centro de Monitoramento e Controle Operacional da PM, major Josuer Saraiva, o Guardião Eletrônico deve ser implementado no interior do Estado a partir das maiores cidades.
A implementação do Guardião Eletrônico no interior não é a única novidade do programa para 2012. Ainda neste primeiro bimestre, o Centro de Monitoramento e Controle Operacional passará a funcionar na mesma sala da Central de Operações da Polícia Militar (Copom). A medida deve agilizar o atendimento às ocorrências flagradas através do sistema de videomonitoramento.
Implementado há cerca de oito meses, com a instalação de 10 câmeras, o Guardião Eletrônico atua hoje em Teresina com um total de 30 câmeras, responsáveis pelo videomonitoramento dos pontos de maior movimentação na capital.
Através do Guardião Eletrônico, é possível flagrar acidentes de trânsito, usuários de drogas, veículos suspeitos, pequenos furtos, atos de vandalismo e atos obscenos, entre outros. As imagens feitas também podem ser utilizadas na investigação de diversas infrações e crimes.
O sistema ainda não possui um levantamento estatístico para medir a atuação e a eficácia do videomonitoramento. Ainda assim, o major Josuer Saraiva, garante que a eficácia do programa é visível. "O videomonitoramento tem tido uma eficiência muito grande, principalmente no que diz respeito a acidentes de trânsito".







fonte:piaui.pi.gov