|

Floriano desenvolve projeto de combate à exploração sexual

O intuito é auxiliar as jovens vítimas de violência sexual e psicológica, bem como de expandir o atendimento às mulheres
  O combate à exploração sexual no Piauí ganhará novo impulso nos próximos meses. Isto porque, as comissões municipais ligadas ao projeto Flor de Cacto assinarão o pacto de responsabilidade proposto pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). O projeto será desenvolvido nos municípios de Marcolândia, Floriano, Parnaíba, Luís Correia, União e São João da Fronteira. Em cada cidade, uma comissão formada por dez pessoas será responsável pela implantação do plano operacional local.
“O pacto será reafirmado no dia 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual”, ressalta Núbia Caldas, diretora de Proteção Social Especial da Sasc. De acordo com Maria da Cruz, coordenadora do projeto Flor de Cacto, os municípios foram escolhidos após a realização de uma pesquisa feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que detectou as cidades com a maior incidência de casos de exploração sexual.
Através do projeto são executadas ações de sensibilização junto às comunidades, diagnóstico da rede de atendimento e do sistema de garantias de direito, além da provocação das entidades responsáveis para o cumprimento de suas obrigações junto às vítimas.
Com o intuito de auxiliar as jovens vítimas de violência sexual e psicológica, bem como de expandir o atendimento às mulheres, o Governo do Estado mantém uma Casa de Acolhimento Feminino na capital. O estabelecimento, por sua vez, tem capacidade para receber 15 meninas, proporcionando a elas desde moradia até assistência médica e educacional.








fonte:noticiasdefloriano