|

Governo do Piauí incentiva o cultivo de palma no Semiárido

Governo distribuirá sementes e mudas para plantio.

O governador Wilson Martins assinou decreto criando o Programa Estadual de Reserva Estratégica de Forragem para o Semiárido Piauiense, a ser executado sob a supervisão da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).
 
O programa vai integrar as políticas públicas de convivência com o Semiárido e tem como objetivo assegurar condições aos pecuaristas piauienses de manter reserva de alimento necessário a um bom desempenho bovino, caprino e ovino, mesmo em períodos de estiagem prolongada.

Wilson Martins justificou a criação do programa com a imprevisibilidade das condições climáticas, que recomenda ações de socorro aos rebanhos, mediante plantação e armazenagem de culturas apropriadas como a palma forrageira, o capim elefante, mandioca, sorgo e cana de açúcar.

Segundo o governador, a pecuária é uma atividade de exploração adequada para o Semiárido e a palma forrageira, pela grande concentração de água em seus tecidos, tem se revelado, entre outros, o alimento próprio às intempéries climáticas.

O Programa Estadual de Reserva Estratégica de Forragem para o Semiárido Piauiense consiste em estimular municípios, por meio de parcerias, à implantação de políticas municipais como forma de consolidação das políticas de convivência com o Semiárido.

O Governo do Estado, através de seus órgãos técnicos, prestará orientação, capacitação e assistência técnica aos agricultores e pecuaristas que se dediquem à produção de palma forrageira ou outras culturas adequadas à região.

O decreto estabelece que o governo distribuirá sementes e mudas para plantio nas áreas disponibilizadas para tal fim. Além de alimentar os rebanhos, a produção também poderá ser usada para criação de sementes e mudas para suprir as necessidades da propriedade.

fonte: comi nformações do cidadeverde