|

Dicas Para Evitar a Fadiga e o Cansaço

A fadiga provoca um grande desconforto nas pessoas que a têm. Sensação de cansaço e letargia, dores e desconfortos e baixo estado de ânimo, em geral, são apenas alguns dos sinais de fadiga. A fadiga é mais comum durante os meses de inverno, a tristeza do inverno ou o transtorno afetivo sazonal começa a tomar conta. Sentir-se cansado e exausto é uma das queixas mais comuns, enquanto a falta de interesse em sexo e a falta geral de motivação não ficam muito atrás.

O que causa a fadiga?
Existem muitos fatores que podem contribuir para a fadiga. As doenças assim como os estilos de vida podem estar na origem do problema. Problemas como a falta de sono, má alimentação e nutrição, infecções, gripes e resfriados, câncer, AIDS, obesidade, anemia, alcoolismo e abuso de drogas são todos os que são mais propensos de serem os causadores da fadiga. Durante os meses de inverno a fadiga também é um dos principais sintomas de transtorno afetivo sazonal.


A anemia ferropriva é outra causa de fadiga:
Para remediar esta situação, é necessário consumir quantidades adequadas de ferro. O ferro é necessário no corpo para ajudar a formar a hemoglobina, uma parte das células vermelhas do sangue. A hemoglobina ajuda a transportar o oxigênio por todo o corpo, portanto, uma falta de ferro diminui a capacidade de transportar oxigênio no organismo. Sem suficiente oxigênio a fadiga se estabelece de forma relativamente rápida.
Os alimentos ricos em ferro, como carnes magras, frutos do mar, feijão, vegetais de folhas verdes, gema de ovo, nozes, fígado, alcachofras e cereais enriquecidos com ferro devem ser consumidos regularmente. No entanto, se você ainda está tendo dificuldade em manter quantidades adequadas de ferro em seu corpo, o médico pode recomendar um suplemento de ferro. Consulte um médico antes de iniciar qualquer regime com suplemento nutricional para verificar a dosagem e as contra-indicações.

Como podemos combater a fadiga?
Dieta: Uma boa maneira de começar é com uma dieta saudável. Lembre-se que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Seu corpo precisa comer de manhã para poder funcionar no seu melhor durante o dia. Depois de uma boa noite de sono o seu corpo precisa de um bom suprimento de combustível para começar o dia, afinal de contas você não tenta usar o seu carro para uma longa viagem com um tanque vazio! Uma boa maneira de manter os níveis de energia é distribuir as refeições saudáveis em várias vezes ??e em menor quantidade. Intercalar uma pequena refeição entre as principais refeições do dia (café da manhã, almoço, jantar) manterá a fome à distância e manterá os seus níveis de energia.
Essas pequenas refeições também te ajudarão a evitar comer em maior quantidade nas principais refeições do dia que são aquelas que levam mais tempo para serem digeridas o que faz com que você se sinta mais cansado, porque o corpo gasta mais energia para decompor os alimentos. É por isso que você pode se sente mais cansado e sonolento depois de uma grande refeição.

Evite açúcares: Evitar alimentos processados ??e açúcares também ajudará, já que esses alimentos causam um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, mas depois cai rapidamente. Então, de repente você vai sentir uma repentina falta de energia e necessidade de mais alimentos processados ??para aumentar o seu nível de açúcar no sangue novamente. É realmente um círculo vicioso e você vai se sentir muito melhor se evitar esses carboidratos processados. Os alimentos integrais são carboidratos complexos e são muito melhores para você, já que são ricos em fibras e liberam sua energia de maneira mais lenta.

Beber bastante água: Todos sabem que a água é importante para o nosso organismo funcionar corretamente, mas é surpreendente como poucas pessoas bebem o suficiente durante todo o dia. Recomenda-se beber pelo menos oito copos ou mais ou menos dois litros de água por dia. O chá sem açúcar e o suco de frutas também é aconselhável.

Exercício regular: O exercício também pode ajudar a combater a fadiga, o exercício faz com que o corpo libere endorfinas que nos fazem sentir bem, recomenda-se fazer pelo menos 30 minutos por dia. O exercício pode incluir caminhadas, jardinagem, tarefas domésticas vigorosas ou qualquer coisa que aumente a frequência cardíaca. Quanto mais exercício você realizar melhor vai se sentir.

Descansar o suficiente: Para ajudar a combater a sensação de cansaço é importante ter um descanso adequado de sono. Tente conseguir uma rotina de descanso e certifique-se de dormir o suficiente. Aproximadamente oito horas, é o recomendado, e te ajudará a manter os níveis de energia e manter o funcionamento do sistema imunológico em plena forma.

Multivitamínicos: Finalmente, tomar um multivitamínico pode ajudar a ter certeza de obter os nutrientes necessários que o seu corpo precisa. Tomar mais vitamina C e ácido graxo ômega três, cápsulas de óleo de fígado de bacalhau também pode ajudar a manter a saúde do sistema imunológico e ajudar a melhorar o humor.

Pequenas mudanças no estilo de vida e na dieta podem realmente ajudar a melhorar os sintomas de fadiga ou inclusive deter a fadiga. Se a fadiga persistir, então é importante procurar o aconselhamento de um profissional de saúde, como o seu médico de confiança.


fonte: com informações do portalpiauiensedenoticias