|

FFP sugere Campeonato Piauiense 2013 a partir do dia 27 de janeiro

Reunião dia 16 vai definir futuro do futebol. Veja a proposta de calendário.

A Federação de Futebol do Piauí - FFP - divulgou nesta terça-feira (9) sua proposta de calendário para 2013. Como já era anunciado, pela primeira vez o Campeonato Piauiense deve começar em janeiro. A sugestão é de que o torneio tenha início no dia 27, sendo concluído em maio, segundo o calendário da Confederação Brasileira de Futebol - CBF. O dia depende da tabela e a quantidade de equipes inscritas. Aliás, a aprovação da proposta ainda depende dos clubes, que sempre alegaram uma série de fatores para adiar o início do torneio para abril e maio. 

Para a assembleia da FFP no dia 16 de outubro, o presidente da entidade, Cesarino Oliveira, já dispõe de argumentos para superar as desculpas de período chuvoso, Carnaval e Semana Santa. "As equipes que estão classificadas para a Copa do Brasil já estarão em pleno entrosamento e têm condições de uma apresentação melhor", diz o dirigente. Ele ainda cita a dificuldade dos clubes em disputar a reta final do Campeonato Piauiense com a Série D do Brasileirão, que começa no meio do ano. Como exemplo, o Comercial de Campo Maior, que perdeu o Estadual e não passou da primeira fase no Nacional. 

Cesarino Oliveira acredita que não há desculpa para adiar o torneio e frisa que a definição do calendário se dará 100 dias antes do início da competição. "Quem vai trabalhar com futebol e quem está mexendo com futebol tem bastante tempo para dizer: eu não tenho condição de disputar ou não tenho e vou me organizar. Pra que você vai esperar?", questionou o presidente da FFP. 

Campeonato do Nordeste
Outro motivo para seguir o calendário nacional é facilitar a inclusão do Piauí no Campeonato do Nordeste, do qual o Estado está fora desde o surgimento por pertencer ao Norte na divisão da CBF. Cesarino Oliveira afirmou já ter conversado com o presidente da Liga do Nordeste, presidentes de federações da região e um dos patrocinadores do torneio. 

"Para essa situação, já existe uma sinalização positiva para que o Piauí participe a partir de 2014", disse o dirigente, que espera conseguir a inclusão de clubes nas próximas edições da competição regional. 

Base
O calendário proposto pela FFP sugere também a Copa Piauí a partir de julho, a 2ª Divisão no mês de setembro, paralela à Copa Piauí de Futebol Feminino, e ainda torneios de base ao longo de todo o ano, com campeonatos estaduais nas categorias Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Dezembro seria o mês de férias. 




fonte:cidadeverde