|

Sindicato responsabiliza o Governo do PI e Prefeitura pela falta de água na cidade

Parte da população do município de Itaueira vem sofrendo com a falta de água, liquido considerado precioso e de grande importância para a vida. O produto para muitos dos itauerenses não tem os cuidados que deveria ter e por de uma ação política, principalmente, muitas pessoas estão sofrendo as conseqüências.

José Maria Delmondes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município, responsabiliza os poderes executivo do Estado e do  Municipio pelo agravamento dos problemas que a falta de água provoca.

Segundo ele, os problemas críticos hoje vividos por causa da seca, poderiam está causando muito menos impacto se tivessem executado as propostas do Sindicato e da Sociedade Cívil Organizada, propostas estas cita,  apresentadas em anos anteriores para amenizar a situação caótica que está hoje. A entrevista foi sedida na quarta-feira, 5 de agosto.

HS - Como estão os açudes e barreiros?

JM - Os barreiros estão secos e uma boa parte de nossos açudes também estão secos

 HS- Como estão os poços cacimbões?

 JM- Boa parte estão secando os proprietários estão aprofundando os poços alguns estão conseguindo êxito e outros a água não chega o suficiente.

HS-  Nos fale sobre o auxilio dos órgãos superiores e competentes desta área.

JM - Nós temos hoje só dois carros pipas, da Defesa Civil que não estão dando conta para a demanda, temos 254 kites para abastecimento de água, lembramos que esta água é pega no posto da Agespisa local, só são liberados das 7:00/hs ás 14:00/hs e isto também não está resolvendo o problema dos produtores e criadores de Itaueira.


HS -  A barragem de Poços não era para está socorrendo estas necessidades principalmente em anos de mais seca como está sendo este ano de 2012?

JM - A nossa barragem era de 43.000 (quarenta e três milhões de metros cúbicos de água) e hoje se encontra apenas com menos de 8% de sua capacidade.

HS- O que causou o esvaziamento da Barragem?

JM - Foram três causas, primeiro a falta de chuva que aumentando a cada ano, a obra da Ferrovia Transnordestina em que firmas pegavam em grande quantidades a água da Barragem e por fim, a má administração do Poder Público Municipal que administra a comporta, pois por várias vezes neste ano foi aberta sem necessidades e por ultimo a administração do município que dezaterrou algumas passagens molhadas no Rio Itaueira. Passou mais de um mês a comporta aberta diuturnamente, onde estas limpezas deveriam ter sido feitas alguns anos anteriores e no período do inverno.

HS-  Estão morrendo animais por causa deste problema e alguns produtores estão deixando de plantar?

JM- Sim, estão morrendo animais na beira do vale e muitos gados estão se atolando. Nos anteriores exixtiram  períodos tão difíceis como este, mais a barragem nos salvava possibilitando a irrigação e assim plantávamos mesmo na seca.

HS - Quanto aos peixes, qual é a situação?  
                
 JM - Depois de todos estes problemas, um outro problema pode acontecer que é o maior acidente ambiental e ecológico da nossa região, ou seja, a morte de várias espécies des peixes do Vale, isso se o nível da água baixar mais ainda. Vale ressaltar que tudo isso sé dá devido aos poderes do Estado e Municipio, pois o Sindicato junto com as entidades Civis Organizadas fizeram inúmeros alertas e cobranças, no entanto, os governantes não tomaram providências e continuam sem fazer nada.   






fonte:piauinoticias