|

Piauí perdeu 8% do número de leitos do Sus nos últimos anos


Em 2005, o Piauí contava com 8.042 leitos, mas caiu em sete anos para 7.371.
Segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), com base em dados do Ministério da Saúde, 671 leitos de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012 em todo o Piauí.
Em 2005, o Piauí contava com 8.042 leitos mas, enquanto a população piauiense aumentou nos últimos sete anos, a quantidade de leitos do SUS diminuiu para 7.371 leitos, uma redução de 8,3%. 
A razão entre médicos por habitantes no Piauí é uma das mais baixas do país com a proporção de um médico para cada mil habitantes. Em todo o país, quase 42 mil leitos foram desativados nos últimos sete anos.
Por meio de nota, o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, avaliou que grande parte dos problemas enfrentados pelo SUS passa pelo subfinanciamento e pela falta de uma política eficaz de presença do Estado. “Os gestores simplificaram a complexidade da assistência à máxima de que ‘faltam médicos no país’. Porém, não levam em consideração aspectos como a falta de infraestrutura física, de políticas de trabalho eficientes para profissionais da saúde, e, principalmente, de um financiamento comprometido com o futuro do SUS”, disse no comunicado.
Para o Ministério da Saúde, a queda de leitos representa uma tendência mundial devido aos avanços em equipamentos e medicamentos que possibilitam o tratamento sem necessidade de internação do paciente. Mas apesar da nova tendência, o governo alega que tem investido na criação de novos leitos hospitalares, como a meta de criar 1.783 novos leitos para o SUS em 2012 ante 1.296 habilitados em 2011.





fonte:180graus