|

Piauí ocupa 15ª posição nacional em número de transplantes

Brasil teve crescimento de 12,7% no número total de procedimentos cirúrgicos.

Dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira, dia 28, o Piauí realizou 117 transplantes no primeiro semestre de 2012. Os números colocam o Estado na 15ª posição, de 23 Estados pesquisados. 
Do total de procedimentos realizados no Piauí, 96 foram de córnea e 21 de rins. O Estado, no entanto, não realizou nenhum transplante de coração, pulmão, fígado e pâncreas.
Entre os entes federados que tiveram maior crescimento, os três primeiros são da região Norte: Acre, 1033%; Amazonas 217%; e Pará com 104%. Distrito Federal e Pernambuco completam a lista dos campeões, com crescimento de 76% e 74%, respectivamente. Em termos quantitativos, o topo da lista fica por conta dos estados de: São Paulo, com 4.783 transplantes realizados; Minas Gerais, 1.111 e Paraná com 943 procedimentos.
Os transplantes de córnea representam mais de 60% do total realizado no país. Foram 7.777 córneas transplantadas contra 2.689 rins, 801 fígados, 108 corações, 30 pulmões, 55 pâncreas/rins e 12 pâncreas. Comparado com o mesmo período do ano passado, o Brasil teve um crescimento de 12,7%.
Segundo o Ministério, o Brasil conta hoje com o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Para estimular a realização de mais transplantes no SUS, o Ministério da Saúde criou novos incentivos financeiros para hospitais que realizam cirurgias na rede pública. Com as novas regras, os hospitais que fazem quatro ou mais tipos de transplantes podem receber um incentivo de até 60%.
Desde o mês de junho, o órgão passou a estimular as doações de órgãos através das redes sociais. Uma funcionalidade foi criada no Facebook para que os usuários brasileiros, estimados em 40 milhões, possam declarar a opção de serem doadores de órgãos. Somente no primeiro mês, após o lançamento da parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook, mais de 80 mil pessoas se declararam doadoras. Para expressar no Facebook o desejo de ser um doador de órgãos, basta ir à Linha do Tempo e clicar em "Evento Cotidiano". Depois é preciso selecionar a opção saúde e bem-estar e clicar em doador de órgãos.






fonte:portalodia