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Comércio Varejista Ampliado para o Piauí cresceu 10,20%, mostra Cepro


A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) apresentou os primeiros resultados da Conjuntura Econômica Piauiense referente ao primeiro semestre de 2012. O segmento relacionado ao Comércio Varejista Ampliado no estado do Piauí apresentou crescimento de 10,20% em relação ao mesmo período do ano anterior. O índice nacional foi de 7,00%. Os Estados do Piauí e Alagoas foram os que apresentaram melhor desempenho no período em análise na região Nordeste.
A atividade varejista no Piauí experimentou seu maior crescimento no mês de março com 14,70% superando o índice nacional. Essa reação, segundo economistas da Fundação Cepro, pode ser explicada porque os consumidores, tradicionalmente, retornam às compras após o pagamento de despesas típicas do início do ano, também pela manutenção do crescimento no emprego e da renda real do trabalhador.

Na pesquisa são estudadas dez diferentes atividades que representam o comércio varejista. São elas Combustíveis e Lubrificantes; Hipermercados e Supermercados (produtos alimentícios, bebidas e fumo); Tecidos, Vestuário e Calçados; Móveis e eletrodomésticos; Artigos farmacêuticos; Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação; Livros, jornais, revistas e papelaria; Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Veículos, motos, partes e peças e Material de Construção.

De acordo com o economista Manoel Moedas, coordenador do Boletim Analítico Conjuntura Econômica, todas as atividades obtiveram variações positivas no primeiro semestre de 2012, se comparadas ao mesmo período de 2011. Porém, se sobressaíram as atividades relacionadas a Equipamentos e material de escritório (17,90%); Móveis e Eletrodomésticos (14,10%); Artigos farmacêuticos (10,90%); Hipermercados e Supermercados (9,60%) e Material de Construção (9,30%).

“Dentre os fatores que vêm determinando o desempenho positivo acumulado pelo setor de Materiais de Escritório, destaca-se a redução de preços de produtos do gênero e o crédito facilitado na compra”, explica o economista.

Os dados do comércio varejista no Piauí são realizados através da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que produz indicadores que permitem acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e seus principais segmentos.





fonte:cidadeverde