|

Com poços, sobra água em cidade do PI que perdeu tudo com a seca


Ironia: município de Passagem franca 5 poços jorrantes e 100% da produção perdida pela seca.
O município de Passagem Franca, que possui 4.127 habitantes (IBGE) e 3.007 eleitores (TSE), abriga 5 poços jorrantes, com água abundante durante 24 horas por dia. Ao mesmo tempo a cidade teve praticamente 100% de perda nas lavouras por conta da seca e, nem sequer teve o “estado de emergência” decretado.
Castigados pela pior estiagem dos últimos 30 anos, muitos dos 1.133 municípios do semiárido brasileiro ainda vivem um problema crônico de abastecimento de água. Só os municípios do Nordeste e de Minas Gerais somam juntos 1.533 cidades que já ficaram em situação de emergência, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Ao todo, o País tem 2442 municípios em situação de emergência e 3 em estado de calamidade pública, o que obrigou o governo federal investir mais de 15 bilhões de reais em ações de combate à seca no Nordeste, sobretudo no Piauí.
 Um dos 5 poços jorrantes que ficam no município de Passagem franca. A água jorra sem parar e, segundo moradores, vai de encontro ao rio Berlenga. “Nos usamos sempre para lavar a roupa”, afirma uma moradora que preferiu não se identificar.
O sigilo dos moradores é compreensivo porque eles têm consciência do absurdo que acontece no município: como pode um município, ao mesmo tempo, perder cerca da totalidade da produção por conta da seca que assola o Piauí, enquanto possui 5 poços de água jorrante, que possuem água pura e cristalina, saindo o tempo todo da fonte?

O contraste é tamanho que, a 50 metros do poço jorrante, animais pastavam o capim completamente seco, quando essa água, que é abundante na região, pode servir tanto para a Agricultura, quanto para o abastecimento de água da cidade.





fonte:180graus