|

População sofre com a seca no interior do Piauí

Estiagem deste ano já é considerada uma das mais devastadoras das últimas décadas.




A seca que castiga dezenas de municípios no sul do Piauí tem provocado perdas e muito sofrimento para os moradores da região. Com a falta de chuvas a grande maioria dos açudes secou e tudo o que foi plantado se perdeu. Muitos moradores encontram dificuldade para conseguir água para os animais e também para o consumo doméstico. A seca de 2012 já é considerada uma das mais devastadoras das últimas décadas.
No município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, a situação é ainda mais crítica. Até mesmo na zona urbana falta água e a população é obrigada a pagar pequenas pipas improvisadas em carros particulares para abastecerem as casas. Se na cidade a seca tem feito estragos, na zona rural os efeitos são ainda maiores. A escassez de água castiga tanto homens como animais.
Na localidade Poço Danta o drama para adquirir água é facilmente percebido. Seu Ivanildo Dias, 66 anos, utiliza uma carroça com dois vasilhames para transportar água de um pequeno açude localizado a cerca de 2 quilômetros de sua casa. A tarefa é árdua e para auxiliar no serviço ele paga um rapaz para encher as vasilhas e empurrar a carroça durante uma subida no percurso até a casa.
“Durante o tempo que moro aqui eu nunca tinha visto uma seca como essa.” relata seu Ivanildo. Ele conta que não choveu para enverdecer a caatinga e assim os animais precisarão ser alimentados com ração industrial. Desanimados, muitos criadores já estão vendendo o criatório. Um saco de ração já está custando R$ 48,00 em São Raimundo Nonato, principal pólo comercial da região. O valor deverá aumentar ainda mais nos próximos meses. Em épocas normais o preço varia entre 30 e 35 reais.
Nas localidades do interior inocentino não se houve outra coisa que não seja lamentações dos sertanejos. Em 2012 não teve milho verde, nem feijão, nem melancia, a perda foi de 100% nas plantações. Na semana passada, prefeitos da região de São Raimundo Nonato, entre eles o de Dom Inocêncio, se reuniram com o governador Wilson Martins para pedir ajuda. Um plano emergencial, elaborado por técnicos das Secretarias Estaduais de Defesa Civil, de Desenvolvimento Rural e do Ministério da Integração Nacional prevê o envio de carros-pipa, aquisição de cestas básicas, gás de cozinha e sementes para os municípios afetados. 







fonte:liberdadenews